Lapa Terra Ronca ou Caverna Terra Ronca é uma caverna de calcário localizada dentro da área do Parque Estadual Terra Ronca, no estado de Goiás, Brasil.
O parque abriga a maior coleção de cavernas e grutas do Centro-Oeste com um número de cerca de 200, sendo que apenas Terra Ronca e Angélica estão abertas para os turistas.
Terra Ronca tem 96 metros de altura e 120 metros de largura, na boca da caverna, encaixada em um altar medindo 760 metros de comprimento e 100 metros de altura.
Ela foi formada pela ação contínua da água da chuva e do rio Lapa que desce da Serra Geral. Seu nome vem do rugido produzido por este rio que atravessa seu percurso de 5,8 km.
Ela está localizada a cerca de 400 km de Brasília, a meio caminho entre os municípios de São Domingos, Posse e Guarani de Goiás, no Estado de Goiás.
Segundo pesquisas, se concluiu que a milhares de anos atrás, um deslizamento de terra causou a sua divisão em duas partes. A primeira pode ser visitada facilmente.
A segunda é chamada de Terra Ronca II ou Malhada, também de proporções gigantescas, possui duas clarabóias, uma delas chamada de Araras e uma grande galeria chamada Salão dos amantes decorado com ricas estalactites e estalagmites e dunas enormes atravessada pelo rio subterrâneo Lapa.
O melhor caminho para chegar é a partir da cidade de Posse (GO), tomando a estrada que passa por Guarani. Dali, pouco antes do povoado de São João, está a enorme boca da caverna, ao lado esquerdo da pista, hoje servida por uma ponte de concreto sobre o rio da Lapa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário