domingo, 4 de agosto de 2013

Djalma Santos no Sampaio


Considerado o maior lateral-direito da história do futebol, Djalma Santos faleceu na última terça-feira (23), aos 84 anos em Uberaba. A carreira, que conta com apenas três clubes no currículo como jogador, defendendo Portuguesa, Atlético-PR e Palmeiras, além da participação em quatro Copas do Mundo e o bicampeonato mundial 1958-62 com a Seleção Brasileira, também apresenta um fato conhecido por poucos: uma passagem como treinador do Sampaio em 1976.
Naquele ano, Djalma Santos passou um mês trabalhando no Sampaio, tendo desembarcado na capital São Luís no dia 17 de agosto. Para contar com o trabalho do ex-lateral direito da Seleção Brasileira, o Sampaio desembolsou Cr$ 20 mil, fora as luvas. Contratado com a missão de atrair público para os jogos do Sampaio, Djalma comandou o time somente em um jogo.
- O Djalma Santos foi contratado muito mais para chamar o público, para ser a grande atração do time. Antes de chegar ao time maranhense, há registros de passagens como treinador no Internacional de Bebedouro, do interior paulista. No Tricolor foi uma passagem relâmpago, comandando o time somente numa partida contra o Flamengo – destaca o pesquisador Hugo Saraiva.
Djalma Santos no comando do Sampaio (Foto: Acervo Pessoal/Hugo Saraiva)Djalma Santos no comando do Sampaio (Foto: Acervo Pessoal/Hugo Saraiva)
O jogo contra o Flamengo em questão foi válido pelo Campeonato Brasileiro de 1976. Contratado pelo presidente Djalma Campos, Santos comandou o Tricolor em uma de suas maiores decepções no torneio nacional. Com o ex-lateral-direito no comando, o Tubarão foi goleado por 8 a 1 pelo Flamengo, em pleno Maracanã, no dia 16 de setembro. O único gol da equipe maranhense foi marcado por Ferraz, convertendo pênalti.
A goleada sofrida diante do Flamengo culminou com a demissão de Djalma Santos, que apesar do pouco tempo já estava com a relação desgastada com o time maranhense. Naquele ano, nos oitos jogos da primeira fase, o Sampaio conquistou apenas dois empates e sofreu seis derrotas. Com estes resultados, o time maranhense disputou a repescagem, mas não conseguiu a classificação para a terceira fase da competição.

Nenhum comentário:

http://omaiordomundobr.blogspot.com.br/2017/03/governo-do-maranhao-bolsa-escola.html