sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Gata do final de semana e a invenção da "Mini Saia"











Mary Quant, (Kent, 11 de fevereiro de 1934) foi uma estilista britânica, na década de 60, responsável pela criação da minissaia (Mini-Saia).


Na juventude, Mary Quant criava suas roupas, mas, aos poucos, decidiu vender as peças também, mas achava a moda "terrivelmente feia". Anos depois, com o marido, abriu a loja Bazaar, na famosa King’s Road, em Londres.

Criou um diminuto pedaço de pano que mudou o guarda-roupa feminino: a minissaia (Mini-Saia). As saias de 30cm de comprimento eram usadas com camisetas justas e botas altas. Em poucos anos, Mary Quant abriu 150 filiais na Inglaterra, 320 nos EUA e milhares de pontos de venda no mundo todo. A butique Bazaar se tornou o símbolo de vanguarda dos anos 60 e 70.

Em 1966, a rainha Elizabeth II a condecorou com a Ordem do Império Britânico, prêmio que ela recebeu vestindo mais uma de suas criações. Em 1994, aos 60 anos, Mary Quant lançou uma coleção de acessórios e de cosméticos. “É para que ninguém me esqueça”, disse a estilista, ainda adepta de minissaias (Mini-Saia).



Viveu no lugar certo na altura certa… Mas, provavelmente, não sonhou que a tesourada que um dia deu no vestido da famosa manequim Twiggy tivesse um impacto tão grandioso.

Inventora da mini-saia, Mary Quant criou um símbolo que iria acompanhar a juventude rebelde dos anos 60, ávida por chocar e mudar padrões de conduta.

A sua boutique, “Bazaar”, fez história numa das artérias mais famosas de Londres, a King´s Road, no elegante bairro de Chelsea.

Depois de todas as revoluções, a mini-saia começou a ser adaptada pelas “alas” mais conservadoras da sociedade européia e permanece hoje como uma peça essencial do vestuário feminino. Por tudo isto, a história da moda não pode ser contada sem uma homenagem à estilista britânica.

Na década de 70, Quant continuou a saga com coleções inovadoras de pronto-a- vestir, lingerie e, também, com linhas de produtos cosméticos.

Nenhum comentário:

http://omaiordomundobr.blogspot.com.br/2017/03/governo-do-maranhao-bolsa-escola.html