O presidente do PT no Maranhão, Francimar Melo, anunciou, na noite de quarta-feira, 9, sua reeleição para o posto, após apuração de votos no Processo de Eleições Diretas (PED) 2025 da legenda.
Ele é representante da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), e tem o apoio de lideranças como Cricielle Muniz e o ex-vice-governador Washington Oliveira.
Diante do atraso na apuração em cerca de 100 municípios, a secretária nacional de Organização do PT, Anne Moura, esteve pessoalmente no Maranhão para acompanhar o encerramento da contagem de votos.
Entre os principais articuladores do resultado estão, ainda, o deputado federal Rubens Júnior e o próprio Francimar, que desempenharam papel decisivo na mobilização da militância e na consolidação de alianças em todo o estado.
A corrente que se declara vencedora tem membros do governo Carlos Brandão (PSB), embora o grupo mais ligado ao vice-governador, Felipe Camarão (PT), conteste o resultado.
Após a divulgação do resultados, Genilson Alves, Raimundo Monteiro e Francisco Rogério apresentaram recurso pedindo a exclusão de Francimar Melo do processo, bem como a anulação do seus votos.
Os recorrente alegam que, como comissionado do Governo do Maranhão, Melo deveria contribuir com parte do seu salário para o partido, o que ele não fez. A ausência de quitação o tornaria inelegível.
O recurso será julgado nacionalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário