A ação fortalece a prevenção em saúde vascular e leva mais atendimento e qualidade de vida aos imperatrizenses

Realizada entre os dias 2 a 5 de dezembro, a 3ª etapa do Mutirão de Cirurgias de Varizes, no Centro de Especialidades Médicas de Imperatriz. (Foto: Jean Camapum)
A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realiza, entre os dias 2 a 5 de dezembro, a 3ª etapa do Mutirão de Cirurgias de Varizes, no Centro de Especialidades Médicas de Imperatriz (CEMI), localizado na Rua Dr. Itamar Guará, entre as ruas Sergipe e Bahia, bairro Jardim Três Poderes.
Somente em 2025, já foram realizados dois mutirões de cirurgias de varizes, somando 2.651 pacientes atendidos, sendo o primeiro em junho, com 7.598 procedimentos, e o segundo no mês de setembro, com 9.412 procedimentos, sendo incluídas consultas médicas em atenção especializada, enfermagem, ultrassonografia doppler colorido de vasos e as cirurgias. Devido a procura, o município realiza a 3º etapa com o objetivo de levar saúde e conforto àqueles que precisam desse procedimento. Nesta nova fase, serão disponibilizadas 455 vagas de livre demanda, divididas ao longo dos quatro dias de ação.
Para participar, basta comparecer ao CEMI levando original e cópia do documento de identidade, Cartão do SUS e comprovante de residência. Os atendimentos funcionarão por ordem de chegada e serão por livre demanda, sem necessidade de fazer inscrição, com início a partir das 7h30, seguindo durante todo o dia. A iniciativa integra o conjunto de ações voltadas à redução da fila de demandas eletivas e ao fortalecimento da rede de Atenção Especializada do município.
O especialista em Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular, além de médico integrante do mutirão e diretor médico da Cambra Clinic, Dr. André Cambra, destaca: “Como médico, reforço a importância de cuidar das varizes antes que elas avancem. As varizes não são apenas um incômodo estético, elas indicam que a circulação das pernas não está funcionando como deveria. Quando ignoradas, podem causar dores, inchaço, sensação de peso, cansaço constante e, em casos mais avançados, até feridas e tromboses” e acrescenta: “O tratamento adequado melhora a saúde das pernas, devolve qualidade de vida e evita complicações futuras. Hoje contamos com métodos modernos, seguros e minimamente invasivos, que permitem uma recuperação rápida e resultados muito mais eficazes. Cuidar das varizes é cuidar da sua circulação, do seu bem-estar e da sua mobilidade. Não espere a dor aparecer, prevenir e tratar cedo faz toda a diferença”.
As cirurgias de varizes são essenciais para reduzir dores, inchaço e sensação de peso nas pernas, além de melhorar a circulação e prevenir complicações graves, como trombose venosa profunda e úlceras varicosas. O procedimento também contribui para a qualidade de vida, mobilidade e autoestima dos pacientes.
A Diretora do Centro de Especialidades Médicas de Imperatriz (CEMI), Ananda Santos, enfatizou que: “O mutirão representa um grande benefício para a população de Imperatriz, porque amplia o acesso a serviços essenciais em um curto período de tempo. Muitas pessoas enfrentam dificuldades para conseguir atendimentos regulares, e a ação concentra profissionais, estrutura e recursos para acelerar esses procedimentos. Além de reduzir filas e agilizar demandas reprimidas, o mutirão aproxima os serviços da comunidade, garantindo mais rapidez, acolhimento e qualidade no atendimento. É uma iniciativa que melhora diretamente a vida dos moradores e reforça o compromisso com o cuidado que o nosso secretário Flamarion está tendo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário