Com quase 40 agricultores, o município levou a maior delegação da feira para São Luís

Agricultoras imperatrizenses apresentam seus produtos aos visitantes durante a 3ª Femaf (Foto: Assessoria)
A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Superintendência Municipal de Agricultura, marcou um momento histórico ao levar, pela primeira vez, a agricultura familiar do município para participar da 3ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar (Femaf), realizada na Lagoa da Jansen, em São Luís. O evento ocorre entre os dias 26 e 29 de novembro e reúne produtores, gestores e representantes do setor em atividades de integração, formação e exposição de produtos.
A cidade participou com a maior delegação da feira: quase 40 agricultores e agricultoras familiares, a maioria mulheres, representaram o município em uma programação marcada por visibilidade e fortalecimento do campo. Imperatriz também integrou a agenda da 4ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes), consolidando sua presença no circuito estadual e regional do setor.
O superintendente de Agricultura, Johnson Alves destacou a importância desse passo. “A Feira Estadual da Agricultura Familiar é um evento que já acontece há três anos e, este ano conseguimos fazer a inscrição de uma delegação de Imperatriz que nunca participou. A nossa vinda mostra que Imperatriz tem produção sim, que existe uma agricultura familiar forte e guerreira”, disse.
De acordo com o Anuário Estatístico da Contag e Dieese, o Nordeste concentra 49% da população rural brasileira. Na Fenafes, delegações dos nove estados nordestinos estiveram presentes, e mais de 330 expositores apresentaram produtos do campo, artesanato, tecnologias sociais, iniciativas solidárias e gastronomia típica.
“Estamos na Feira Estadual e, no mesmo espaço, acontece a quarta Feira Nordestina da Agricultura Familiar. Imperatriz não só trouxe a maior delegação do Maranhão, como também a maior delegação nordestina. É um momento de mostrar nossa cara, nossa produção e a força da agricultura”, reforçou o superintendente Johnson Alves.
A presença no evento possibilitou aos agricultores vivenciar oficinas, trocar experiências, conhecer novas práticas e apresentar sua produção aos visitantes. Para o superintendente, a feira também cumpriu um papel fundamental de valorização. “Muitas vezes o agricultor familiar era considerado invisível e o poder público está aqui para estender a mão para ele”, afirmou.
Entre os destaques da participação imperatrizense, o município estreou no Concurso Estadual da Farinha d’Água do Maranhão, com a produtora Neidimar Lopes representando a produção local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário