sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Campanha Agosto Lilás realiza blitz educativa no Centro

 

Campanha Agosto Lilás realiza blitz educativa no Centro

 Foram distribuídos material gráfico sobre  a campanha como panfletos e cartilhas (Foto: Edmara Silva)

Agosto é conhecido como o mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Políticas para Mulher (SMPM), realizou nesta quinta-feira, 11, na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, Centro, uma blitz educativa com objetivo de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o combate a violência contra a mulher e divulgar canais de denúncias. O aparato legal de prevenção e violência doméstica e familiar contra a mulher completou 16 anos este mês. Conhecida como Lei Maria da Penha, a Lei nº 11.340/06 estabeleceu medidas de assistência e proteção assegurada às mulheres.

A secretária da SMPM, Eva Messias, explica que ações que mobilizem diretamente a sociedade são importantes para o conhecimento e divulgação de direitos. “Só obtemos ajuda de forma eficaz se entendermos o que realmente é a violência contra a mulher. Precisamos entender que a violência contra a mulher não se limita apenas a física e devemos estar preparadas para cada situação. A rede de enfrentamento da Prefeitura de nossa responsabilidade, conta com o apoio do CRAM e Casa Abrigo”.

Kits e cartilhas foram entregues na Avenida Dorival Pinheiro. (Foto: Edmara Silva)

Com nova sede, o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM) está localizado na Rua Godofredo Viana, 484, Centro. Espaço é destinado à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher, por ações especializadas e oferta de atendimento psicológico, pedagógico e social, que tem como foco a promoção da cidadania.

A Casa Abrigo Doutora Ruth Noleto oferece atendimento de caráter sigiloso e temporário à mulher em situação de risco de morte, em razão da violência doméstica, junto com seus filhos menores de 16 anos.

Ação contou com a participação das secretarias deTrânsito e Transportes (Setran), Planejamento Urbano (Seplu), Fundação Cultural e da Universidade Uninassau. A abordagem temática do evento para este ano foi, “Blitz Maria da Penha: É lei é pra valer!”. Na oportunidade foram distribuídos material gráfico sobre a campanha como panfletos e cartilhas, kits e água mineral. As ações voltadas à Campanha do Agosto Lilás seguem durante todo o mês com palestras, rodas de conversa, blitz educativa e oficinas.

Ações seguem durante todo o mês de agosto com várias atividades. (Foto: Edmara Silva)

Principais órgãos de  atendimento à mulher em situação de violência

Secretaria de Políticas para Mulher, CRAM, Delegacia Especializada da Mulher (DEM), Vara da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Promotoria Especializada da Mulher, Defensoria Pública Estadual, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS), Política de Atenção Integral da Saúde da Mulher (PAISM), Hospital Municipal de Imperatriz (HMI) e o Instituto Médico Legal (IML).

 

Denúncias

CRAM: Rua Godofredo Viana, 484, Bairro Centro. WhatsApp para contato é o (99) 99193-1717.

Central de Atendimento à Mulher: ligue  180. Serviço funciona 24h em todo território nacional todos os dias da semana.

Polícia Militar: ligue 190.

Nenhum comentário:

http://omaiordomundobr.blogspot.com.br/2017/03/governo-do-maranhao-bolsa-escola.html