![]() |
Foto: JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL |
Uma pesquisa divulgada neste sábado (28) revela que a maioria dos brasileiros afirma sentir vergonha das principais instituições do país. Segundo o levantamento, 58% dos entrevistados disseram ter vergonha do Supremo Tribunal Federal (STF), mesma taxa registrada para os deputados federais.
No caso dos senadores, o índice é de 59%. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na sequência, com 56% da população dizendo sentir vergonha do chefe de Estado, ante 40% que declaram sentir orgulho.
A pesquisa ouviu 2.004 pessoas em 136 municípios nos dias 10 e 11 de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
No caso do Supremo, a rejeição varia de acordo com a identificação política dos entrevistados. Entre os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 82% dizem ter vergonha da Corte, enquanto só 12% afirmam sentir orgulho. O ex-presidente é alvo de uma ação penal que tramita na Primeira Turma do STF sobre a tentativa de golpe de Estado após as eleições presidenciais de 2022.
Já entre os eleitores que apoiam o presidente Lula, o cenário se inverte: 52% dizem sentir orgulho dos ministros da Suprema Corte, enquanto 36% sentem vergonha. Aqueles que não souberam opinar somaram 12%.
G Léda
Nenhum comentário:
Postar um comentário