quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Imperatriz recebe Carreta Agora Tem Especialistas em reforço às ações do Outubro Rosa

 

A unidade móvel ficará instalada no Hospital de Amor, por 30 dias, oferecendo atendimentos gratuitos e exames especializados voltados à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.
Imperatriz recebe Carreta Agora Tem Especialistas em reforço às ações do Outubro Rosa

 Imperatriz recebe Carreta Agora Tem Especialista em reforço às ações do Outubro Rosa (Foto: Nathalie da Costa)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), em parceria com o Ministério da Saúde, do Governo Federal, anuncia a chegada da Carreta da Saúde da Mulher ao município. A unidade móvel ficará instalada no Hospital de Amor, por 30 dias, sendo até 9 de novembro, oferecendo atendimentos gratuitos e exames especializados voltados à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.

A ação faz parte do programa “Agora Tem Especialistas”, que está levando atendimento especializado a diversos municípios do país, com o objetivo de ampliar o acesso das mulheres aos serviços de saúde e fortalecer o cuidado integral, especialmente durante o Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama e do colo do útero.

Durante o período em que estiver em Imperatriz, a carreta irá oferecer uma série de exames e consultas especializadas, como mamografia, ultrassonografia mamária e pélvica, colposcopia, biópsias e atendimento ginecológico aos pacientes que estão regulados pelo SISREG. Todos os procedimentos são realizados das 7h às 17h, com intervalo para almoço, por profissionais capacitados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo que as pacientes tenham acesso aos resultados e ao acompanhamento.

A carreta é equipada com consultórios modernos, sala de exames e estrutura adaptada para oferecer conforto e segurança durante o atendimento. O serviço é voltado prioritariamente para mulheres com idade entre 25 e 64 anos, faixa etária em que se concentra a maior atenção da Secretaria Municipal de Saúde e do Ministério da Saúde para prevenção do câncer do colo do útero, e também para mulheres a partir de 40 anos, que são o público-alvo da mamografia preventiva.

De acordo com o Ministério da Saúde, o programa “Agora Tem Especialistas” tem como foco levar serviços especializados, fortalecendo a rede de Atenção Básica e garantindo mais equidade no atendimento público. A proposta é descentralizar o cuidado, levando o serviço até onde as pessoas estão, especialmente para aquelas que mais precisam.

A chegada da Carreta da Saúde da Mulher é mais um passo importante no fortalecimento da política de prevenção e promoção da saúde na Região Tocantina. Além de facilitar o acesso a exames e consultas, a ação também reforça a importância da detecção precoce das doenças, aumentando as chances de cura e qualidade de vida das pacientes.

O secretário municipal de Saúde, Flamarion Amaral, ressaltou a relevância da iniciativa para o município: “Esse é um grande avanço para a saúde da mulher em Imperatriz. A carreta vem somar aos esforços que já realizamos nas unidades básicas e que são feitos no Hospital de Amor, levando mais acesso, prevenção e cuidado”, destaca, e acrescenta que: ”Prevenir é sempre o melhor caminho, e essa ação reforça o compromisso da gestão do nosso prefeito Rildo com a saúde e com a vida das mulheres imperatrizenses”, finalizou o secretário.

O câncer de mama e o câncer do colo do útero estão entre os mais incidentes na população feminina brasileira, mas quando diagnosticados precocemente, têm altas chances de cura. Por isso, ações como essa são fundamentais para fortalecer a prevenção, reduzir a mortalidade e promover uma cultura de cuidado contínuo. 

Para conscientizar e prevenir o surgimento de casos, o município fez a abertura da Campanha Outubro Rosa, no Centro de Especialidades Médicas de Imperatriz (CEMI), com importantes palestras e rodas de conversas com médicos e discussão com mulheres para a conscientização do tema. Vilenice Batista, coordenadora da Unidade Oncológica, destaca que está “muito feliz pela abertura da campanha, pois leva informação às mulheres”. 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a prevenção do câncer de mama baseia-se na redução da exposição aos fatores de risco modificáveis e na promoção de fatores de proteção. Fatores como excesso de peso corporal, inatividade física e consumo de álcool são passíveis de mudança. A alimentação, atividade física e gordura corporal adequada também possibilitam redução no risco de desenvolvimento da doença. 

O rastreamento do câncer de mama deve ser feito com a mamografia, que é recomendada pelo Ministério da Saúde para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos. A SEMUS reforça que o Outubro Rosa também serve para reforçar a importância do autocuidado feminino e abordar a saúde da mulher de forma mais enfatizada. 

A coordenadora da Saúde da Mulher, Erliene Feitos, acrescenta: “esse é um mês que estamos fazendo essa conscientização preventiva e de combate. Qualquer pessoa de 40 a 69 anos de idade, ou com histórico de câncer de mama na família ou que faz acompanhamento com histórico de nódulos mamários, pode procurar o atendimento em saúde de forma preventiva”.  

Outra prática aconselhada pelos médicos é o autoexame. O autoexame de mama pode ser feito uma vez por mês, todos os meses, entre o 3º e o 5º dia depois da menstruação. Esse exame permite à mulher conhecer a anatomia dos próprios seios e identificar possíveis alterações na forma, cor, tamanho e textura, assim como a presença de caroços.

Nenhum comentário:

http://omaiordomundobr.blogspot.com.br/2017/03/governo-do-maranhao-bolsa-escola.html