quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

Prefeitura apresenta programação e estrutura do Carnaval da Prefs 2026

 

Programação carnavalesca acontece com ações integradas nas áreas de segurança, saúde, proteção às mulheres e apoio a ambulantes e catadores
Prefeitura apresenta programação e estrutura do Carnaval da Prefs 2026

 A coletiva de apresentação do Carnaval da Prefs 2026 foi realizada na sala de imprensa do Estádio Municipal Frei Epifânio D’Abadia. (Foto: Santiago Silva)

A Prefeitura de Imperatriz realizou, nesta quarta-feira (11), na sala de imprensa do Estádio Municipal Frei Epifânio D’Abadia, uma coletiva para apresentar oficialmente o Carnaval da Prefs 2026. Participaram o prefeito Rildo Amaral, secretários municipais e a imprensa local.

O evento será realizado de 14 a 17 de fevereiro. A programação começa diariamente às 15h, na Praça Mané Garrincha, com o Espaço Kids, Concurso de Fantasias e concentração do Circuito Jardineira. Às 18h ocorre o cortejo pelas ruas do Centro até a Praça da Cultura e, a partir das 19h30, têm início os shows no palco principal, na Rua Coronel Manoel Bandeira.

O prefeito Rildo Amaral afirmou que o Carnaval está sendo realizado sem a utilização de recursos públicos municipais. “Esse recurso é garantido pelos parceiros. Então, qualquer pessoa que queira imputar à Prefeitura, nós estamos utilizando os recursos da cidade nas ruas, na saúde, na educação”.

Segundo ele, o Governo do Estado do Maranhão destinou R$ 1 milhão para o evento. Também são utilizados recursos da Lei Aldir Blanc, emendas parlamentares de vereadores e patrocínios da iniciativa privada.

O prefeito informou ainda que a expectativa é de movimentação de mais de 5 mil passageiros no aeroporto de Imperatriz durante a semana do Carnaval, indicando aumento no fluxo de visitantes e do turismo regional. 

“É um Carnaval para as famílias, com bandas locais, mão de obra local, a criatividade local, mas que guarda o nosso conceito de cultura e de Carnaval. O nosso Carnaval é um ponto de encontro onde as famílias vêm desde cedo brincar e depois acompanham a Jardineira até o final. Mostrando que podemos fazer da cultura uma oportunidade de emprego e renda, valorizando os artistas locais e fortalecendo a cidade”, disse o prefeito.

O presidente da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI), Ditola Castro, falou que houve ampliação do Espaço Kids e da estrutura do circuito. “O Espaço Kids está sendo ampliado este ano e o circuito também contará com mais torres de delay e telão de LED, para que a população que estiver mais distante do palco possa ouvir o som com qualidade e acompanhar as imagens transmitidas durante todo o evento”.

O circuito inicia na Rua Simplício Moreira, segue pelas ruas Godofredo Viana, 13 de Maio, XV de Novembro e Urbano Santos, e chega à Rua Coronel Manoel Bandeira, onde está localizado o palco principal.

Geração de renda

O secretário municipal de Planejamento Urbano, José Ribamar Alves, informou que 255 trabalhadores estão inscritos para atuar como vendedores ambulantes no circuito, número superior aos 192 cadastrados no ano passado. “Este ano, em função do sucesso do ano passado, atraiu mais trabalhadores do ramo e a gente está preparado até para atender mais pessoas”.

Ele explicou que o aumento está relacionado à organização implementada pela Prefeitura, com o lançamento do Portal do Ambulante Parceiro, um aplicativo digital para organizar o cadastro de trabalhadores interessados em atuar nos grandes eventos do município. Por meio da plataforma, os ambulantes acompanham os eventos disponíveis e realizam a inscrição on-line.

Também foi realizada capacitação voltada à manipulação e ao armazenamento de alimentos. “Com esse programa que foi criado, voltado principalmente para o setor de culinária, orientamos sobre o preparo correto dos alimentos, a forma adequada de conservação e armazenamento. Além disso, há o acompanhamento do setor de segurança, com um trabalho importante da Defesa Civil. Dessa forma, o folião pode consumir produtos que estão sendo devidamente acompanhados e fiscalizados pela Vigilância Sanitária”, disse o secretário.

Segurança e trânsito

O secretário municipal de Segurança Pública Integrada (SMSPI), Hilderson Alves, apresentou o esquema para os quatro dias de festa. O planejamento inclui cerca de 100 policiais militares, 45 guardas municipais, 120 agentes de segurança privada, Bombeiros Civis, além da atuação integrada com a Defesa Civil e a Sutran.

“Esse ano preparamos um esquema ainda muito maior de agentes que trabalharão no evento, incluindo Polícia Militar, Guarda Municipal, Segurança Privada, Bombeiro Civil. São inúmeros profissionais que trabalharão em todo o circuito. Desde aqui a Praça Mané Garrincha até a Praça da Cultura”.

Serão instaladas 20 câmeras de videomonitoramento ao longo do circuito e seis torres elevadas de observação. 

O sistema também vai contar com a nova tecnologia de metadados, que permite identificar o fluxo de pessoas, estimativa de público, movimentação em pontos estratégicos e objetos suspeitos, auxiliando na tomada de decisões em tempo real pelas equipes de segurança.

“Estamos ampliando o nosso videomonitoramento, melhorando a tecnologia das câmeras e ampliando a cobertura. É um compromisso muito grande manter um Carnaval seguro, para que quem vá ao Corredor da Folia se sinta tranquilo para brincar e voltar para casa em segurança”, garantiu Hilderson Alves.

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (Sutran) atuará no isolamento do circuito e em ações educativas e fiscalizatórias. “Fizemos um trabalho de separar o circuito carnavalesco por locais. Vamos fechar o circuito carnavalesco para que esse tráfego de veículos diminua esse percurso. Porém, vamos também trabalhar no restante da cidade também”, afirmou o superintendente da Sutran, Eliude Sales.

A atuação nos bairros se estenderá Itamar Guará, Sebastião Régis, Santa Rita e Bacuri, onde estão previstos blocos de rua.

A orientação é que os foliões utilizem transporte por aplicativo, táxi ou mototáxi e evitem dirigir após a ingestão de bebida alcoólica. “Direção e bebida não combinam. Deixe seu veículo em casa, vá se divertir com segurança e preserve a sua vida e a do próximo”, disse o superintendente.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde ficará na Academia Imperatrizense de Letras realizando a distribuição de kits preventivos, orientações e testagem rápida para ISTs.

“Teremos a nossa equipe de saúde presente, e o SAMU também estará no local. As ambulâncias contarão com suporte avançado, compostas por médicos, enfermeiros e técnicos”, afirmou o secretário da Semus, Flamarion Amaral.

O Hospital Municipal de Imperatriz também estará preparado para eventual necessidade de atendimento de urgência e emergência.

Proteção às mulheres

A secretária de Políticas para a Mulher (SMPM), Liana Melo, afirmou que, durante o período carnavalesco, a Sala Lilás estará disponível em todos os dias de programação. “Seguimos mantendo a Sala Lilás, que é uma sala para acolhimento de qualquer mulher que se sentir importunada e que for vítima de violência de qualquer forma. Além disso, teremos banheiros exclusivos que são instalados de forma separada para as mulheres, onde elas se sintam seguras ao se dirigir e ao utilizar esses espaços.”

A estrutura terá a equipe técnica formada por advogados, psicólogos e assistentes sociais, com atuação integrada à Guarda Municipal. Segundo a secretaria, o atendimento será realizado tanto para situações ocorridas dentro do circuito quanto para encaminhamentos necessários em outros pontos da cidade. A Guarda Municipal permanece de plantão durante todo o período carnavalesco, inclusive para ocorrências registradas fora da área principal do evento.

A secretária também alertou para o aumento de registros de violência doméstica durante o período carnavalesco e orientou que a população acione os órgãos competentes diante de qualquer suspeita. As denúncias podem ser feitas de forma anônima. “É importante informar também as mulheres que vão estar em casa ou viajando que é exatamente neste período que a violência doméstica cresce. A Guarda Municipal estará de plantão. Ao menor sinal de violência, é só acionar”, reiterou a secretária.

Centro de Atendimento ao Catador e pesquisa

A secretária de Adequação e Conformidade, Perla Amaral, detalhou a implantação do Centro de Atendimento ao Catador de Material Reciclável (CAC), que funcionará durante o Carnaval com a atuação de catadores cadastrados pela Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari).

“O objetivo desse centro de atendimento ao catador é justamente a valorização desse profissional para um trabalho tão importante para o meio ambiente e também como fonte de renda para essas pessoas. É um trabalho digno, é um trabalho em que todo o material reciclado já vai ser recolhido”.

Segundo a secretária, os catadores terão um ponto de apoio com água, direito à alimentação e área de descanso. Já foi alinhado com a Ascamari o direcionamento de todo o material reciclável recolhido ao longo do evento, garantindo a destinação adequada e a organização do processo.

A Prefeitura de Imperatriz também aplicará instrumentos de pesquisa durante os quatro dias de programação. A coleta de dados será realizada em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Imperatriz (ACII), o Conselho de Jovens Empresários e empresas juniores.

“Quem não pesquisa, quem não tem dados, quem não monitora, não sabe o que faz. Essa pesquisa serve justamente para isso, para que nos nossos próximos eventos, saberemos exatamente aquilo que nós podemos melhorar e quais foram aqueles pontos que a gente pode resgatar”, afirmou Perla Amaral.

O prefeito Rildo Amaral convidou a população da região para participar do evento. “Aproveitamos para convidar a todos os munícipes para que venham para a nossa cidade prestigiar um Carnaval organizado, um Carnaval de rua, mas que valoriza a nossa terra, nosso povo e a nossa cultura”.

Nenhum comentário:

http://omaiordomundobr.blogspot.com.br/2017/03/governo-do-maranhao-bolsa-escola.html